quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Fato

Aquilo que vem e aquilo que vai.

A problemática do fato:

Parei para pensar esses dias naquilo que me constitui. Carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, cálcio, fósforo e todos os demais elementos que de uma forma de outra estão em minha pessoa. Refleti também sobre a parte não-material. Aquilo que independe da matéria, uma dimensão espiritual.

E eis que cheguei (ou chegamos) em um enorme problema (e também uma enorme solução): o problema do fato.

A natureza do fato não é ser um problema, e sim apenas ser. O mundo é como é, as coisas são como são. Uma cadeira é uma cadeira, e isso não há como se negar. Por ventura, ignorância ou teimosia, pode ser chamada de mesa, de estante, mas ainda é uma cadeira.
Um fato não precisa de explicações nem de teoremas, o fato é a realidade por si só, tão presente e tão evidente quanto a gravidade e a matemática.

Alguns são fáceis de se reconhecer: o céu é azul, as coisas caem, o negativo atrai o positivo. Outros, precisam de um pouco mais de reflexão, como que animais não pensam e a energia da terra está se exaurindo.

Ou seja, fatos são apenas reconhecidos. Um fato não é algo efêmero, ele esteve lá sua vida inteira e ainda estará lá após a sua vida. Só os reconhecemos devido a reflexão e a observação atenta do meio, onde eles (os fatos) então ocultos na manta de nossa ignorância se mostram como sempre foram e sempre existiram bem antes da nossa ciência da existência deles.

Ele só se dá como um problema quando queremos fazer algo que vai contra a natureza dele, quando queremos questionar aquilo que é dado como verdade (não pelos outros, mas sim pela sua própria característica).

Outro grande problema, é quando tentamos explicitar algo como fato quando na verdade não é. Tirar o limite de tempo de algo que depende de outros fatores subjetivos. (como a sociedade não é passível de mudança, por exemplo)

É um gasto tremendo de energia provar ou tentar explicar algo que é por que é.

No máximo, chegamos a uma conclusão redundante que não explica nada a fundo.  A definição de fato, embora simples de ser entendida, tem uma consequência direta e sem tamanho no que diz respeito a nossa vida e o fim da mesma.

E todo fato é uma verdade. Uma verdade que pode ser observada por todos que fazem bom uso da observação e da experiência, que só então reconhecem a natureza (que independe da nossa ciência) de um fato.

E eis que a vida, é um mistério insondável. E isso é um fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário